Tipos de adoçantes

Saiba quais os adoçantes mais indicados

Adoçante é tudo aquilo que pode dar um sabor doce a uma preparação ou um alimento como os variados tipos de açúcar existentes, por exemplo, seja o açúcar branco comum ou os açúcares mais saudáveis.


Porém, o termo adoçante (edulcorante) é mais conhecido como o produto formulado para pessoas que possuem restrição no consumo da sacarose, frutose ou glicose como os diabéticos (para ajudar no controle glicêmico) e para dietas de emagrecimento (por causa do baixo valor calórico)
Existem os edulcorantes artificiais e os naturais. Os principais artificiais mais comercializados são: sacarina, aspartame, sucralose, ciclamato e acessulfame. Entre os edulcorantes naturais mais comercializados podemos citar a estévia, o sorbitol e o xilitol.
Os edulcorantes são mais utilizados, como vimos, por pessoas diabéticas e por quem está em processo de emagrecimento. Contudo, pessoas que querem retirar o açúcar da alimentação a fim de manter uma alimentação mais saudável ou desejam controlar as calorias ingeridas também podem fazer uso dos adoçantes.
Boa parte dos profissionais da saúde recomenda o consumo dos edulcorantes naturais e não dos artificiais. Em relação aos edulcorantes artificiais, há controvérsias quanto ao consumo, pois há uma linha que diz que esses adoçantes estão justamente ligados ao aparecimento de doenças como a diabetes tipo 2, obesidade, distúrbios intestinais, problemas cardíacos e até câncer. Mas não existem estudos conclusivos sobre essa questão.
Pesquisadores e profissionais da área da saúde afirmam que, se consumidos dentro da quantidade recomendada, nenhum adoçante pode fazer mal à saúde.
Abaixo está uma tabela com a quantidade diária recomendada para alguns adoçantes.
Tipos de adoçantes
Quantidade diária recomendada
Sacarina
15mg/Kg de peso/dia
Aspartame
50mg/Kg de peso/dia
Acessulfame de potássio
15mg/Kg de peso/dia
Sucralose
5mg/Kg de peso/dia
Ciclamato
11mg/Kg de peso/dia
Estévia
4mg/Kg de peso/dia
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes


Comentários

Mensagens populares